Grupo cadastrado no CNPq e certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP

PROJETOS EM ANDAMENTO

2009: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT de Bioanalítica.
Descrição: Nesta proposta são solicitados recursos e apoio para a criação de um Instituto Nacional de Bioanalítica. O principal objetivo deste Instituto será; congregar pesquisadores com formação e atuação em Química Analítica para, de forma coordenada e abordando os problemas relevantes da área sob diferentes prismas e através do uso de ferramentas variadas, consolidem a Química Bioanalítica no Brasil, colocando o país dentre os líderes no desenvolvimento de ferramentas analíticas necessárias para diagnósticos clínicos, análises bioquímicas e farmacológicas. O grupo proponente se constitui de especialistas nas principais áreas da Química Analítica potencialmente aplicável para amostras biológicas, incluindo pesquisadores com larga experiência e comprovada capacidade e jovens pesquisadores em grupos ainda não consolidados e em instituições ainda com pouca tradição em pesquisa. As atividades de pesquisa propostas se distribuem em quatro grandes áreas Metalômica e Química Bioanalítica Inorgânica; Biossensores; Separações Analíticas; Quimiometria e Espectroscopia e incluem desde o desenvolvimento de instrumentação para aplicações em Bioanalítica até; o estudo e a aplicação de metodologias para análises químicas voltadas a problemas de Genômica, Proteômica e Metabolômica. A proposta também inclui a organização de um workshop anual para discussão das atividades do Instituto e da Química Bioanalítica em geral, congregando os participantes e abertos à comunidade científica. São propostos também a crição de um Programa Inter-institucional de Pós-Graduaçao em Bioanalítica de alcance nacional, compreendendo um conjunto de disciplinas discutindo as principais técnicas e aplicações relevantes e uma rede de co-orientação de Mestrandos e Doutorandos, e um Curso de Especialização em Bioanalítica, aberto a profissionais de Química, Biologia, Medicina e áreas correlatas.
Finaciador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

2009: Ampliando as potencialidades da especiação química: de espécies inorgânicas a biomoléculas.
Finaciador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.

2007: Rede Proteoma do Estado de São Paulo: Metaloproteômica de Soja
Finaciador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

2006: Novas estratégias analíticas para estudos envolvendo biomoléculas.
Finaciador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.


  Este web-site é de inteira responsabilidade do docente. HOME | LOGO | CONTATO